Como aumentar as vendas no Mercadinho

5/5
como-aumentar-as-vendas-no-mercadinho-20211108133556.jpg

A presença de um mercadinho em um bairro ou região representa para os clientes a praticidade de realizar compras de forma rápida e segura. Mas para quem está do outro lado, quais são as estratégias para aumentar as vendas?

Primeiramente, é importante destacar a diferença entre venda e receita, que nem sempre fica clara para o empreendedor de primeira viagem.

As vendas dizem respeito ao número de mercadorias compradas em um determinado período, enquanto a receita corresponde ao dinheiro que está entrando no seu caixa com essas vendas.

A receita, basicamente, é a equação do número de vendas, levando em conta o preço unitário de cada produto. É aqui está o famoso lucro.

Agora, focando em vendas, tenho certeza de que, você, proprietário ou gerente de um mercadinho, já deve ter se perguntado algumas vezes o porquê de alguns produtos simplesmente não saírem das prateleiras.

Ou, em alguns casos, o que leva clientes a irem em mercadinhos mais distantes do que o seu a procura de produtos, mesmo que o seu mercadinho esteja no caminho deles.

Para responder essas dúvidas e muito mais, elaboramos abaixo sobre as três principais formas de aumentar as vendas. Confira!

Conheça sua clientela e seu ponto de venda

Esse é um dos pontos mais importante, independentemente se você está abrindo seu mercadinho agora ou se seu empreendimento já existe há algum tempo.

É de caráter essencial iniciar conhecendo o seu ponto de venda, ou seja, o bairro e a localização em que escolheu abrir seu mercadinho. É partir daí que você pode saber mais sobre os moradores e as necessidades deles em relação a compras.

Saber qual é seu público-alvo e o que ele costuma consumir vai ajudá-lo a estocar o seu mercadinho com sabedoria.

A localização do seu negócio é um ponto chave: estar presente em uma área residencial vai naturalmente ajudar a alavancar as vendas.

Também é legal prover o básico de forma consistente. Em um mercadinho, seu cliente vai realizar compras rápidas, muitas vezes por conta de algum imprevisto.

Quem muitas vezes não estava batendo um bolo e percebeu no meio da receita que faltava fermento? Então, é aí que você entra.

O próximo passo é estudar sua concorrência e analisar seus preços. Dessa forma, você pode rever seus próprios preços e estudar formas de torná-los mais atrativos.

Aplique estratégias de Marketing no seu mercadinho

Um investimento em estratégias de Marketing, principalmente no Marketing de Relacionamento, vai fazer maravilhas para as suas vendas. É importante construir relações com os seus clientes, os fidelizando.

A relação com o cliente pode ser mantida através de SMS informando ofertas, e-mails e pesquisas de opinião.

Também é interessante a médio e longo prazo trabalhar nas relações com negócios próximos ao mercadinho com, por exemplo, programas de fidelidade ou descontos.

Além disso, invista na sua presença online, com postagens regulares no Facebook e Instagram. Aposte também em cartazes na área de alcance do seu mercadinho e na distribuição de panfletos com as promoções da semana nos bairros próximos.

Por fim, se preocupar com a identidade visual da marca vai te dar alguns pontos de destaque em relação aos outros mercadinhos da região. A fachada precisa ser chamativa na medida, com letras legíveis e convidativas.

Planeje estrategicamente e aplique no dia a dia do seu mercadinho

Para um aumento nas vendas de forma constante, fidelizando sua clientela, se faz essencial ter um planejamento estratégico para o seu mercadinho.

O mercadinho precisa ser um local em que o cliente se sinta bem-vindo e confortável. Aqui entram fatores como a preocupação com a limpeza, uma equipe bem treinada, que saiba se comunicar de forma clara com os clientes.

É imprescindível que os corredores sejam bem sinalizados e, no geral, tudo seja prático e os produtos estejam bem posicionados: pense bem na localização de cada produto para a otimização da experiência do cliente.

Um diferencial para o seu mercadinho é investir em um bom produto-âncora como, por exemplo, o pão francês ou um marmitex. O produto-âncora tem como objetivo fidelizar o cliente, fazendo-o frequentar o mercadinho diariamente.

E guardamos uma das melhores dicas para o final: crie em seu mercadinho um sistema de clube com descontos especiais para os clientes que assinam.

Esse clube, além de servir como um canal de contato direto com o cliente, também vai te informar a respeito dos produtos mais procurados, de forma que você possa bolar estratégias de oferta.

Gostou das nossas dicas para aumentas as vendas no Mercadinho? Você pode começar a implementá-las já com o auxílio do Maxpró ERP!

O Maxpró simplifica a gestão do seu mercadinho com o uso de um sistema para o uso no dia a dia e também no atendimento do cliente. Acesse nosso site e conheça os recursos disponíveis no nosso sistema!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Leia também: