Sua empresa toma decisões com base nas informações corretas?

5/5
Sistemas de informações

Não se pode falar em Gestão Empresarial sem perguntar se existe por trás dessa “gestão” um bom sistema de informações para tomada correta de decisão. Porém, infelizmente ainda existem empresários e gestores que ignoram esse fato. E falam que estão fazendo gestão ou que estão gerenciando o seu negócio sem olhar para os números. Até que ponto isso é saudável?

Como se pode gerenciar algo que não é medido, que não é apurado, que não é detalhado para que se possa tomar uma decisão?

Diria que uma empresa é como um ser humano, não podemos passar o resto de nossas vidas sem ir ao médico. Mas existem pessoas que não gostam de ir ao médico ou mesmo que evitam ir, e, como consequência, acabam descobrindo que é tarde demais qualquer tipo de tratamento. Infelizmente alguns empreendedores agem da mesma forma, olham para o faturamento que está crescendo e não se preocupam com os outros números e algumas vezes quando vamos olhar para os outros números, é tarde demais. As informações gerenciais são como exames sobre o bem-estar da sua empresa, não deixe de olhar para saúde dela.

Fico me perguntando: como se pode gerenciar algo que não é medido, que não é apurado, que não é detalhado para que se possa tomar uma decisão? Hoje, infelizmente, algumas empresas são dirigidas sem relatórios gerenciais.

Todo gestor deveria ter a obrigação de desenvolver, usar e tomar decisões com base um sistema de informações. Estamos na era da informação e não nos preocupamos com isso. E assim, muitas empresas fecham as portas. É preciso desenvolver um sistema. Desenvolver, sim! Porque se o gestor não se envolver no desenvolvimento do sistema de informação da empresa, certamente a informação que será gerada não vai estar de acordo com suas demandas. Muitos, no entanto, entregam a formação de um sistema de informação para colaboradores que não tem capacidade e nem a responsabilidade para criar esse tipo de relatório.

Mas afinal, o que é um sistema de informação?

Um sistema de informação é o conjunto de tecnologia, pessoas e processos que sua empresa possui e cujo o principal objetivo é gerar uma informação rápida, precisa e completa.

A tecnologia como um dos elementos desse sistema, deve ser respeitada, e é preciso que a empresa saiba que são necessárias, máquinas, sistemas, banco de dados, e rede de qualidade e segura para que se possa ter informações consistentes. Algumas empresas ainda não usam computadores (pasmem-se) e outras tem computadores completamente ultrapassados e praticamente 20% do tempo do seu colaborador é desperdiçado com uma máquina lenta.

E quanto a sistemas?

Diversas empresas pedem para os seus colaboradores realizarem o registro de dados em planilhas, sem se preocupar com a qualidade desses dados e nem com a segurança. Outras vezes tem sistemas de coleta de dados que são adquiridos sem nenhum critério, simplesmente por ser o mais “barato” ou porque meu amigo indicou. Diante de tudo isso, não vou nem citar a velocidade da rede.

Também me preocupa quando empresas gastam fortunas em excelentes sistemas e não verificam a qualidade dos dados que está sendo “imputado” nos sistemas.

Outro elemento que faz parte de um sistema de informação gerencial e que faz falta são pessoas preparadas para gerar informações de qualidade. Os processos seletivos não são realizados por competência e sim por indicação e temos pessoas manipulando dados sem conhecer as ferramentas de manipulação de dados. Profissionais completamente despreparados gerando ou tentando gerar informações que serão úteis para decisões estratégicas.

Finalmente, o último componente da cadeia que forma um sistema de informações gerenciais, os processos, ou instruções de trabalho. Neste ponto o assunto fica bem mais crítico! É somente uma questão de observação. Olhe para uma grande empresa e pergunte se ela tem processos e se os seus processos são cumpridos. Olhe para sua empresa e pergunte o mesmo.

Afinal, você realmente utiliza a informação como instrumento da sua gestão?

O MaxproERP é um sistema de gestão que você pode ver o andamento dos processos da sua empresa, e tomar ótimas decisões, com base os relatórios gerados por ele. Conheça um pouco mais clicando aqui.

Fonte: https://administradores.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.