Não se pode falar em Gestão Empresarial sem perguntar se existe por trás dessa “gestão” um bom sistema de informações para tomada correta de decisão. Porém, infelizmente ainda existem empresários e gestores que ignoram esse fato. E falam que estão fazendo gestão ou que estão gerenciando o seu negócio sem olhar para os números. Até que ponto isso é saudável?
Como se pode gerenciar algo que não é medido, que não é apurado, que não é detalhado para que se possa tomar uma decisão?
Diria que uma empresa é como um ser humano, não podemos passar o resto de nossas vidas sem ir ao médico. Mas existem pessoas que não gostam de ir ao médico ou mesmo que evitam ir, e, como consequência, acabam descobrindo que é tarde demais qualquer tipo de tratamento. Infelizmente alguns empreendedores agem da mesma forma, olham para o faturamento que está crescendo e não se preocupam com os outros números e algumas vezes quando vamos olhar para os outros números, é tarde demais. As informações gerenciais são como exames sobre o bem-estar da sua empresa, não deixe de olhar para saúde dela.
Fico me perguntando: como se pode gerenciar algo que não é medido, que não é apurado, que não é detalhado para que se possa tomar uma decisão? Hoje, infelizmente, algumas empresas são dirigidas sem relatórios gerenciais.
Todo gestor deveria ter a obrigação de desenvolver, usar e tomar decisões com base um sistema de informações. Estamos na era da informação e não nos preocupamos com isso. E assim, muitas empresas fecham as portas. É preciso desenvolver um sistema. Desenvolver, sim! Porque se o gestor não se envolver no desenvolvimento do sistema de informação da empresa, certamente a informação que será gerada não vai estar de acordo com suas demandas. Muitos, no entanto, entregam a formação de um sistema de informação para colaboradores que não tem capacidade e nem a responsabilidade para criar esse tipo de relatório.
Mas afinal, o que é um sistema de informação?
Um sistema de informação é o conjunto de tecnologia, pessoas e processos que sua empresa possui e cujo o principal objetivo é gerar uma informação rápida, precisa e completa.
A tecnologia como um dos elementos desse sistema, deve ser respeitada, e é preciso que a empresa saiba que são necessárias, máquinas, sistemas, banco de dados, e rede de qualidade e segura para que se possa ter informações consistentes. Algumas empresas ainda não usam computadores (pasmem-se) e outras tem computadores completamente ultrapassados e praticamente 20% do tempo do seu colaborador é desperdiçado com uma máquina lenta.
E quanto a sistemas?
Diversas empresas pedem para os seus colaboradores realizarem o registro de dados em planilhas, sem se preocupar com a qualidade desses dados e nem com a segurança. Outras vezes tem sistemas de coleta de dados que são adquiridos sem nenhum critério, simplesmente por ser o mais “barato” ou porque meu amigo indicou. Diante de tudo isso, não vou nem citar a velocidade da rede.
Também me preocupa quando empresas gastam fortunas em excelentes sistemas e não verificam a qualidade dos dados que está sendo “imputado” nos sistemas.
Outro elemento que faz parte de um sistema de informação gerencial e que faz falta são pessoas preparadas para gerar informações de qualidade. Os processos seletivos não são realizados por competência e sim por indicação e temos pessoas manipulando dados sem conhecer as ferramentas de manipulação de dados. Profissionais completamente despreparados gerando ou tentando gerar informações que serão úteis para decisões estratégicas.
Finalmente, o último componente da cadeia que forma um sistema de informações gerenciais, os processos, ou instruções de trabalho. Neste ponto o assunto fica bem mais crítico! É somente uma questão de observação. Olhe para uma grande empresa e pergunte se ela tem processos e se os seus processos são cumpridos. Olhe para sua empresa e pergunte o mesmo.
Afinal, você realmente utiliza a informação como instrumento da sua gestão?
O MaxproERP é um sistema de gestão que você pode ver o andamento dos processos da sua empresa, e tomar ótimas decisões, com base os relatórios gerados por ele. Conheça um pouco mais clicando aqui.
Fonte: https://administradores.com.br