O que é o TEF? Vantagens e desvantagens

5/5

O que é TEF?

TEF é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos. É um conjunto de softwares que possibilita que transações financeiras referentes a compras por cartão sejam feitas de maneira rápida, segura e integradas à um sistema de gestão.

Para empresas que fazem muitas transações no cartão, a adoção do TEF é ideal para agilizar a venda no Caixa e reduzir as filas de espera dos clientes.

Uma solução de TEF funciona da seguinte forma: a empresa instala um software no computador e conecta a ele uma maquininha de cartão especial, chamada PinPad (ela é parecida com a maquininha de cartões convencional) .

Toda vez que uma compra é efetuada, as informações da transação são registradas e tratadas dentro pelo software PDV e pelos softwares do TEF.

PinPad

Imagem de um PinPad

O Pinpad é um equipamento para a leitura do cartão e digitação de senha (e outros dados) quando a operação de cartão com TEF requisitar. Ele é semelhante às maquininhas de cartões convencionais, porém ele funciona apenas como um leitor do cartão e das informações digitadas, não é possível por exemplo fazer uma transação com cartão nele sem estar integrado à uma solução TEF.

Quais as vantagens do TEF

  • Operações com cartão mais rápidas. Não é preciso por exemplo digitar o valor da venda (o valor é reconhecido automático de acordo com a venda feita no PDV);
  • Segurança das informações. Como o usuário não informa o valor da venda (ou pelo menos não pode informar qualquer valor), a venda ocorre de forma correta, e o risco do operador de caixa passar o valor errado é mínimo;
  • Não depende de linha telefônica. A maioria dos TEF’s existentes usam uma conexão comum com a internet;
  • Aceita + bandeiras de Cartões de Crédito – O TEF geralmente aceita a maioria das Bandeiras de cartões existentes, contra apenas algumas das maquininhas*.
    * Para algumas bandeiras, é necessário contratar especificamente com a adquirente ou a bandeira;
  • Reimpressão e Cancelamento facilitados e seguros – Com o TEF é possível reimprimir um comprovante de forma fácil, o mesmo vale para cancelamento de uma transação aprovada. Além disso é solicitada uma senha de segurança para realizar esta operação;
  • Conciliação do pagamento feito pelas adquirentes com as vendas armazenadas no sistema de gestão
    Algumas soluções TEF possuem um recurso que permite conciliar de forma automática ou semi-automática as vendas feitas no cartão de crédito ou débito. Servindo por exemplo para verificar se os pagamentos e as taxas cobradas pelas adquirentes estão corretas em relação ao valor lançado no sistema de gestão.

Quais as desvantagens do TEF

  • O Custo x Benefício pode não ser vantajoso, principalmente se a empresa possui um volume baixo de vendas nos cartões;
    Com o TEF, além de pagar uma taxa para a Cielo, Rede ou outra adquirente, é necessário pagar também uma taxa mensal para a empresa fornecedora da solução;
  • Requer uma infraestrutura mais robusta – Com o TEF alguns programas e arquivos a mais são instalados no computador. Em alguns casos a empresa precisa também ter um Servidor dedicado (geralmente empresas maiores);
  • Depende 100% da conexão de internet;

Antes de determinar se irá ou não usar esta solução, caso seja opcional em seu estado, é interessante fazer uma análise de viabilidade técnica e financeira.

Deseja implantar uma solução TEF e de Gestão Comercial em sua em sua empresa? Entre em contato conosco.

Já é cliente da Sismais Tecnologia? Veja aqui como configurar e fazer vendas no MaxCaixa integrando ao TEF

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest
0 0 Votos
Avaliação do artigo
2 Comentários
Os mais antigos
Os mais novos Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
AUGUSTO
AUGUSTO
2 anos atrás

Acho que faltou falar da grandes desvantagens do TEF especialmente em posto de combustível. Vou falar de uma desvantagem então:

Em posto de combustível, é muito comum, principalmente os clientes de baixa renda, terem duvidas quanto ao saldo ou limite do seu cartão de credito/debito. Assim, para não passarem pelo constrangimento de abastecer e não ter saldo ou limite no cartão e por consequência ter o combustível retirado do veiculo, é muito comum que alguns clientes, peçam para ´´passar o cartão“ antes do abastecimento. Então ai que reside o problema do TEF. O TEF não consegue tratar este tipo de operação: pagamento antes do abastecimento.

Então, para atender este casos, que na minha estimativa gira em torno de 10 a 20%, o posto ainda tem que continuar tendo a maquininha POS.

Leia também: