5 vantagens que o sistema ERP da sua empresa precisa ter

5/5

No geral, com um sistema ERP, é possível contar com uma ferramenta que integra todos os dados da empresa. Dessa forma, empresários, administradores e gestores podem ter acesso, de maneira simplificada, às informações do negócio e, com isso, mais embasamento para tomadas de decisões e desenvolvimento do planejamento empresarial.

Isso acontece porque os softwares de ERP são formados por diversos subsistemas que reúnem informações diversas sobre a empresa. Esses dados são disponibilizados em um mesmo local, o que permite a geração de relatórios analíticos amplos e uma visão abrangente sobre o funcionamento do negócio.

Assim sendo, fica mais fácil controlar fluxo de caixa, estoque, vendas, dentre outros processos. Porém, nem todos os sistemas ERP contam com uma funcionalidade completa, o que limita o seu potencial de contribuição para o empreendimento. Por isso, é importante conhecer e avaliar um software antes de contratá-lo.

Neste artigo, vamos apresentar as 5 principais vantagens que o sistema ERP da sua empresa precisa ter a fim de ser o mais eficiente possível. Quer saber mais? Continue a leitura e confira!

1. Gestão do fluxo de caixa

A entrada e saída de dinheiro tem influência direta na saúde do negócio. Em vista disso, o controle do fluxo de caixa é essencial para manter a empresa em funcionamento. Afinal, não adianta ter contas a serem faturadas em um futuro próximo se você não tiver fundos para pagar as despesas em seu vencimento.

Com um sistema ERP, o empresário consegue acompanhar o seu fluxo de caixa em tempo real. Ou seja, quanto e quando entrarão recursos no caixa, os valores a serem pagos ao longo do mês e as datas de vencimentos — sejam de contas a receber ou a pagar.

2. Controle de estoque

Gerenciar estoques é uma tarefa completa e que exige muita atenção: entrada e saída de produtos, validade das mercadorias, tempo de resposta dos fornecedores, manutenção do espaço, entre outros. Esses processos são simplificados com a adoção de um software de gestão.

Com ele, o empresário consegue ter acesso às informações sobre o seu estoque. Assim, pode programar reposição de produtos, planejar promoções, controlar gastos e, ainda, acionar os fornecedores com mais eficiência e reduzir o tempo de resposta deles.

3. Modernização de processos

Sabe aquele caderno no qual você anota todas as transações da sua empresa ou a planilha em que faz o controle de estoque? Então, ao adotar um software de gestão, você pode dar adeus a esses processos não muito seguros, lentos e baseados em operações manuais. Com um programa, você conseguirá modernizar a sua companhia.

Afinal, contará com processos automatizados, rápidos e eficientes. Além, é claro, de possuir um banco de dados completo, acessível e pronto para dar suporte às mais variadas atividades da empresa.

4. Emissão de documentos fiscais

A legislação exige que as empresas gerem uma série de documentos fiscais com objetivo de assegurar as determinações da lei brasileira. Erros na emissão desses papéis podem trazer sérios prejuízos para a empresa e, com isso, prejudicar suas operações.

O sistema ERP deve conseguir emitir toda a gama de documentos fiscais, como nota fiscal eletrônica, nota fiscal de consumidores eletrônica, cupom fiscal, configuração tributária de saída de produtos, inventário de estoque, relatórios gerenciais etc.

5. Aumento de produtividade

Por contar com processos automatizados, as informações são lançadas e consultadas com facilidade pelo empresário e seus colaboradores. Assim, demandam menos tempo para abastecer e analisar dados estratégicos.

A consequência disso é ganho de produtividade, na medida em que é preciso menos tempo em meio à papelada e torna-se possível dedicar esforços em outros setores mais estratégicos da empresa.

Então, o que achou deste artigo sobre as vantagens que um sistema ERP deve oferecer para a sua empresa? Caso tenha interesse em saber mais sobre um sistema completo, entre em contato com a gente e descubra como o Maxpró ERP pode contribuir para o desenvolvimento do seu negócio!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.