Remuneração X Motivação: a felicidade no ambiente de trabalho

5/5
Remuneração X Motivação: a felicidade no ambiente de trabalho

Chicago (1927), ao realizar estudos em uma fábrica no bairro de Hawthorne, sobre a influência da iluminação na produtividade dos empregados da fábrica de Western Electric Company, Elton Mayo e seus colaboradores, concluíram que a necessidade de reconhecimento, de aprovação social e participação em atividades de grupos sociais, eram os fatores determinantes no nível de produção dos trabalhadores. São Paulo (2011), pesquisa realizada com pessoas em cargos de média e alta gerência, pela empresa de Recrutamento Hays Recruiting, apontou que os fatores que determinavam a felicidade no trabalho seriam: a integração com a equipe, o reconhecimento e o respeito por seu trabalho.

Perfis profissionais distintos, mais de oitenta anos de evolução social e tecnológica, e uma mesma conclusão, o reconhecimento, a sensação de pertencimento e de respeito, são os fatores que determinam a felicidade e a produtividade dos trabalhadores.

Ou seja, remuneração, benefícios, bônus e participações, embora, sejam fatores que trazem satisfação imediata aos trabalhadores, possuem efeitos temporários, e dificilmente impedirão o turnover, a baixa produtividade e a saída de talentos de uma corporação.

Por essa razão, as empresas devem investir no treinamentos de seus gestores e na criação de políticas internas de reconhecimento profissional, pois, são práticas que podem ser utilizadas como aliada na conquista de bons resultados e motivação da equipe, fazendo com que o colaborador se sinta parte essencial do negócio, mantenha seu nível de comprometimento e desempenho, mesmo em épocas de crise econômica e de incentivos financeiros escassos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

0 0 Votos
Avaliação do artigo
2 Comentários
Os mais antigos
Os mais novos Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Leticia
Leticia
2 anos atrás

Concordo e assino em baixo, é necessario que o trinamento comece pelos Lideres, para que estes como determinantes na tomada de decisões conhençam que politicas definir, como definir perante a especificidade dos colaboradores.

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.