Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Saiba o que é gestão por competência e suas vantagens

saiba-o-que-e-gestao-por-competencia-e-suas-vantagens.jpeg
Tópicos da Página

A competência está relacionada aos conhecimentos que uma pessoa tem. Pensando nisso, fica mais fácil entender que o gerenciamento de uma equipe deve ser coordenado de forma que sejam alinhadas as competências de cada um com as suas tarefas.

Entretanto, para alcançar bons resultados é preciso mais do que apenas saber o que é a gestão por competência. A empresa precisa de pessoas que tenham influência, procuram se desenvolver e não possuam receio de ajudar outros a crescer, consigam lidar com mudanças, tenham autoconfiança e espírito de liderança e sejam perseverantes.

Depois de observar essa característica nos colaboradores, como fazer a gestão por competência e quais as vantagens de investir nisso? Continue lendo o nosso post para encontrar a resposta!

Conheça o funcionamento da gestão por competência

Para colocar em prática esse tipo de gerenciamento, será necessário criar um ciclo que pode ser resumido em quatro passos. São eles:

  1. mapeamento: verificar as competências necessárias dentro da empresa e a identificação do perfil do funcionário ao cargo;
  2. avaliação: avaliar cada colaborador para verificar se ele possui as competências necessárias ao cargo;
  3. desenvolvimento: aprimorar os funcionários que estão com as suas competências abaixo do exigido em sua função;
  4. monitoração: observar quais foram os efeitos da mudança e se o objetivo foi alcançado.

Depois disso, pode ser iniciado novamente o processo.

Veja 3 vantagens de se investir na gestão por competência

Agora que você já entendeu o que é gestão por competência e como é o funcionamento dela, chegou a hora de conhecer algumas vantagens de investir nessa metodologia.

Fluidez na gestão de pessoas

Para o processo dar certo, a empresa precisará implementar um perfil de habilidades e competências exigidas para cada cargo. Isso vai fazer com que o profissional saiba onde quer chegar e procure meios de desenvolver as características necessárias — evitando problemas na transição de liderança e adequando esses cargos a real necessidade da corporação.

Padronização de processos

A padronização dos processos vai se dar em todos os setores da empresa. Os funcionários estarão bem desenvolvidos e todos trabalharão para alcançar os objetivos da empresa. Na hora de fazer o recrutamento de um profissional, a vantagem é ainda maior. Afinal, o pessoal responsável não terá dúvidas de como deve agir, qual será o perfil que precisa ser encontrado e seguirão o padrão que já foi estabelecido. 

Enriquecimento do perfil dos colaboradores

Cruzar as informações que dizem respeito às competências necessárias e as que já são existentes nos perfis dos colaboradores da empresa deve ser feito constantemente. Isso vai fazer com que os funcionários sejam cada vez mais desenvolvidos, tornando o perfil deles enriquecido, de acordo com o que a empresa precisa. Além disso, ainda será possível utilizar as informações para treinar e capacitar outros.

Fica claro que saber o que é gestão por competência, conhecer o seu funcionamento e implementá-la dentro de um negócio vai ajudar você a ter uma equipe qualificada e, consequentemente, desenvolver um trabalho mais significativo no mercado.

Gostou de saber o que é gestão por competência e suas vantagens? Quer ter acesso a conteúdo de qualidade como este no e-mail? Assine nossa newsletter!

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais:

Tópicos da Página

Gostando do Artigo? Compartilhe

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ver.

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais: