Responsabilidade social: por que é vantajoso para sua empresa?

Você já ouviu falar sobre responsabilidade social? Sabe o que é isso? Na realidade, é um conjunto de ações que atestam a preocupação de uma organização com o bem-estar público, em âmbito interno e externo.

Essas iniciativas compõem uma postura marcada por políticas, atitudes e práticas corporativas que, ainda que não sejam obrigatórias por lei, contribuem para a construção de uma sociedade melhor e ainda incrementam o negócio.

Nesse cenário, é comum que as empresas imbuídas desse propósito participem, diretamente ou indiretamente, de projetos sociais, invistam na criação de métodos sustentáveis de desenvolvimento e contribuam para a melhoria da educação. São apenas alguns exemplos de compromisso com o enfrentamento da problemática social.

Mas, que benefícios a responsabilidade social pode proporcionar a uma pequena empresa? Continue lendo o nosso post e descubra agora mesmo!

Melhora a reputação da marca

A cada dia que se passa, o mercado está mais competitivo. Por isso, é muito fácil encontrar produtos semelhantes e com preços parecidos. Nesses casos, qual será a escolha do consumidor? É muito provável que ele selecione o produto da marca que tem a melhor reputação no mercado.

Isso quer dizer que responsabilidade social pode ser aquele diferencial que você precisa para se destacar dentre os concorrentes, oferecendo ao potencial cliente um motivo extra para comprar os seus produtos.

Aumenta a visibilidade

A reputação da sua marca é muito importante. Mas, a responsabilidade social é capaz de trazer ainda mais vantagens: a visibilidade do seu produto/ marca no mercado vai aumentar e as pessoas se sentirão motivadas a fazer comentários positivos sobre a atuação da sua empresa.

As ações de desenvolvimento social se tornarão uma excelente forma de divulgação. Pode até mesmo ser usada como uma estratégia da sua campanha de marketing, ampliando ainda mais a sua visibilidade no mercado.

Promove motivação e engajamento interno

Os colaboradores da sua empresa precisam ser sempre e gradativamente mais produtivos e uma forma de motivá-los é mostrar o quanto eles são importantes, inclusive em assuntos que transcendem as atividades profissionais. Complementarmente às iniciativas de reconhecimento pessoal e técnico, essa estratégia tende a colocar o colaborador num patamar ainda mais nobre e significante.

Nesse sentido, promover ambientes de integração e alinhamento com as causas sociais faz com que os funcionários se sintam mais valorizados, acreditem no discurso da sua empresa e, consequentemente, sejam mais produtivos. Uma boa prática para catalisar esse envolvimento é criar/ apoiar um programa interno de estímulo ao voluntariado, por exemplo.

Aumenta a atração (e retenção) de talentos

O objetivo de todo empreendedor é que o seu negócio seja produtivo e continue crescendo. Isso é impossível de ser alcançado sem a ajuda de bons profissionais.

Investir em responsabilidade social costuma ser um diferencial também na hora de atrair pessoas talentosas durante a seleção de novos colaboradores. E também se torna um valor que ajuda reter talentos que já atuam na sua empresa.

Deixa a empresa mais competitiva

Como já vimos, a responsabilidade ambiental pode melhorar a reputação e a visibilidade da sua marca no mercado. Consequentemente, o seu negócio terá uma aceitação pública muito melhor, o que certamente afetará positivamente a visão do seu cliente ao selecionar os produtos para consumo. Não é uma excelente oportunidade de dar um passo à frente da concorrência?

Entre outras iniciativas, uma pequena empresa pode desenvolver diversas ações de responsabilidade social, como a participação em campanhas comunitárias (exemplo: doação de agasalhos) e o desenvolvimento de uma forte política interna de consumo consciente. Atitudes assim é o que farão com que você colha os benefícios que citamos neste post.

Viu como investir em responsabilidade social é vantajoso para qualquer tipo de organização, incluindo as micro e pequenas empresas? Conhece mais algum benefício que não mencionamos? Então, deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Leia também: