Principais indicadores para analisar na sua empresa

indicadores

Para gerir uma empresa que gere bom desempenho é importante tomar as decisões corretas para garantir crescimento e a saúde do negócio.

Confira os indicadores mais importantes para analisar na sua empresa.

A importância dos Indicadores

Usar indicadores ideais é imprescindível para medir os resultados das diversas áreas existentes na loja, seja relacionado às vendas, recursos humanos ou finanças.

Assim, é possível planejar sua operação e desenvolver estratégias que garantam bons resultados não somente de forma imediata, mas também a longo prazo.

Confira abaixo 6 indicadores que devem ser constantemente analisados ao gerir empresas.

1. Indicador de Descontos e Cupons

Confira os indicadores que mostram as facilidades concedidas aos clientes de forma periódica, considerando o momento atual com períodos anteriores, controlando melhor a rentabilidade da loja.

Acompanhar o volume de descontos ofertados nos produtos e cupons usados é importante para controlar seu impacto real nos resultados operacionais, acertando sempre as verbas disponíveis para essa área.

2. Acompanhe a Curva ABC de Vendas

Realizar vendas é um principal objetivo de qualquer empresa. Dentro dessa questão, se faz necessário um acompanhamento de todas as variáveis possíveis relacionadas às suas carteiras de produtos.

A métrica de Curva ABC é importante ser analisada porque mostra quais produtos possuem mais volume de venda e calcula o impacto proporcional deles considerando valores totais em determinados períodos.

Sabendo quais são esses produtos, ficam mais fácil manter uma gestão de estoque saudável e acompanhar como a está a rentabilidade proporcional considerando essa lista.

3. Calcule o Ticket Médio

Essa métrica está atrelada às finanças e vendas. Com ela você identifica o valor médio dos pedidos realizados na loja, assim como a média de receita de cada produto.

Com esses números é possível criar estratégias para melhorar as vendas, alcançar mais lucros, agregar valor a determinados produtos, melhorar o ponto de venda, dentre outros.

4. Índice de Lucratividade

Identifica a margem de lucro das suas transações financeiras, possibilitando analisar medidas a serem tomadas para mantê-las ao nível saudável, aumentá-las ou diminuí-las.

Colabora com uma melhor gestão do caixa da empresa, mantendo a saúde do empreendimento através de ajustes, mudanças de preços ou diminuição de custos envolvidos.

5. Índice de Crescimento

É possível considerar os índices de crescimento ao analisar a receita atual, comparada ao ano anterior, calculando de forma proporcional.

Como o objetivo de qualquer negócio é crescer, isso ajuda a acompanhar o desempenho do negócio e é importante na idealização de objetivos e estratégias para impulsionar o crescimento.

6. Retorno sobre seus Investimentos (ROI)

Algumas empresas realizam investimentos de diversas maneiras e em diferentes áreas. Cada investimento deve oferecer um retorno sobre os valores aplicados para garantir a sustentabilidade do negócio.

Por isso, essa métrica é importante para identificarmos o percentual de retorno já obtido, ou que deve ser acompanhado em diferentes prazos.

Facilite toda sua Operação

É importante que gestores e empresários encontrem soluções tecnológicas que colaborem para acompanhar essas métricas de forma fácil e assertiva, fugindo de erros humanos.

Para isso, conheça a SISMAIS, empresa experiente no mercado de tecnologia e sistemas para empresas do Simples Nacional.

Com as soluções oferecidas é possível realizar o controle financeiro, gerir o estoque, realizar a emissão de notas ficais e boletos, tendo um controle sobre o operacional de forma simplificada.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.