O que você precisa saber sobre retenção de clientes?

Diferente do que muitos empresários acreditam, uma estratégia de retenção de clientes demanda menos investimento do que ações para prospectar novos consumidores.

Além de ser mais barata, a retenção, em geral, é mais rápida e eficiente. Afinal, é mais fácil vender para quem já foi convencido a comprar com a marca e, de certa forma, iniciou um relacionamento entre o cliente e a empresa, do que apostar em novos compradores, não é verdade?

Neste post, mostraremos o que é retenção de clientes e como ela deve funcionar na prática. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura para conferir!

O que é retenção de clientes?

É o conjunto de ações que visa incentivar a fidelização de clientes de forma espontânea. Ou seja, quando o interesse em realizar novas compras parte do próprio consumidor por causa da satisfação com a marca, excelência no atendimento ou qualidade dos produtos/serviços oferecidos.

Para isso, é necessário desenvolver uma relação saudável, profissional e ética entre o cliente e a empresa de modo que ele se sinta valorizado e prestigiado, reconhecendo que a marca o conhece de verdade.

Como aplicar uma boa estratégia de retenção de clientes?

Agora que você já entende o conceito de retenção de clientes, mostraremos algumas práticas para implementá-lo em seu planejamento estratégico e obter bons resultados.

Conheça seu cliente

Atualmente, a presença da tecnologia no meio empresarial pode ser considerada um pré-requisito para o sucesso do negócio, já que os sistemas de gestão e softwares de CRM não apenas facilitam as atividades cotidianas, como também fornecem informações valiosas a respeito do perfil de consumo dos clientes.

Um sistema de CRM, por exemplo, permite que os clientes sejam divididos em grupos para que estratégias de retenção específicas sejam desenvolvidas e eles sejam tratados de forma diferenciada. O software identifica traços do perfil por meio do histórico de compras e interações com a marca, fazendo com que os produtos ou serviços mais adequados às necessidades de cada consumidor sejam oferecidos com precisão.

Saiba utilizar os programas de fidelidade a seu favor

Programas de fidelidade são uma das melhores estratégias de retenção de clientes que sua empresa pode implementar. No entanto, se não forem feitos com um bom planejamento, podem gerar mais prejuízos do que benefícios. Um programa desse tipo precisa oferecer um produto ou serviço relevante aos interesses do cliente, caso contrário o único resultado será desperdício de tempo e dinheiro.

A dica é simplificar, ou seja, investir em ações de fácil compreensão (por parte do consumidor) e aplicação (por parte da empresa). A participação deve ser intuitiva e o sistema de resgate de vantagens deve ser o menos burocrático possível.

Ofereça um atendimento de qualidade

Outro aspecto muito importante é priorizar a excelência do atendimento oferecido pela empresa. Afinal, o relacionamento entre a marca e o cliente não se resume apenas ao consumo do produto ou serviço em questão, mas à experiência de compra como um todo.

Portanto, para concluirmos, forneça um atendimento personalizado e profissional, de modo que o comprador se sinta valorizado desde o primeiro contato com a empresa. Lembrando que o pós-venda tem um papel fundamental na fidelização.

Como você pôde conferir neste conteúdo, a retenção de clientes é uma das melhores estratégias para tornar a empresa relevante no mercado, principalmente pelo ponto de vista dos consumidores. Por isso, é essencial conhecer profundamente o perfil de seu público-alvo.

Este artigo sobre como otimizar a estratégia de retenção de clientes foi útil para você? Então siga-nos no Facebook, Instagram e no Twitter para receber mais conteúdos como este e ficar por dentro das maiores novidades do mercado!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest

Leia também: