Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

O que a automatização da força de vendas pode fazer para sua empresa?

o-que-a-automatizacao-da-forca-de-vendas-pode-fazer-para-seu-negocio.jpeg
Tópicos da Página

A automação da força de vendas é a implementação de sistemas de gestão na rotina da equipe de vendas, que otimizam e facilitam tarefas, como controle de estoque, histórico e rastreamento de interações com clientes, análise de previsões de vendas e desempenho etc.

A verdade é que todo vendedor deseja bater as metas e receber a sua comissão. Um profissional que não objetive esse cenário, dificilmente terá sucesso nessa área. Mas, com a concorrência cada vez mais acirrada, as empresas precisam buscar formas de ajudar e incentivar os seus colaboradores. É aí que a tecnologia entra como aliada.

Para melhor entendimento, neste artigo, apresentaremos os principais pontos sobre a automação da força de vendas. Acompanhe a leitura e confira!

Como funciona automação da força de vendas?

Primeiramente, a força de vendas refere-se aos profissionais que lidam diretamente com os clientes, no intuito de fechar negócios e aumentar o lucro da empresa por meio das vendas.

A automatização acontece a partir da implementação da tecnologia para facilitar o trabalho desses profissionais. É adotado um sistema de gestão que registra automaticamente todas as etapas de um processo de vendas.

A ideia é rastrear todo o contato que foi feito com um cliente, a fim de acompanhar o vendedor e repassar todas as informações necessárias. Isso pode incluir telefones, e-mails, endereço e histórico do cliente, bem como dados pertinentes sobre as mercadorias em estoque.

Um software com essas funcionalidade pode ser executado em laptops ou smartphones, além de ter design bastante especializado. Ter as informações na ponta dos dedos significa diminuir os esforços aplicados e aumentar as possibilidades de negócio.

Quais são os exemplos práticos de automação?

No passado, um dos desafios dos sistemas de automação da força de vendas era a sincronização. O sistema precisava ser atualizado com dados da matriz e vice-versa. Hoje, essa dificuldade foi superada e temos exemplos práticos de uma automatização perfeita. Confira alguns logo abaixo.

Follow-up automatizado

Muitos vendedores sentem dificuldade em realizar o correto acompanhamento dos seus clientes, por isso, algumas vezes, o trabalho de follow-up fica comprometido. Quando isso é feito com a ajuda de um software, não existem contratempos. O monitoramento pode ser feito de maneira eficaz e tranquila.

Visualização do histórico dos clientes

O acesso virtual a todo histórico do cliente também é outro bom exemplo de automatização da força de venda. Com essa vantagem, o vendedor consegue saber, por exemplo, qual cliente apresenta pendências e qual não atende em determinados dias da semana.

Acesso remoto a dados de mercadorias

A dinamização do trabalho do vendedor aumentou depois da sincronização de dados, possibilitada por softwares. Mesmo longe da empresa, o colaborador consegue ter acesso a números reais sobre o estoque e condições das mercadorias.

Quais os principais resultados gerados ao negócio?

Logicamente, essa inovação traz inúmeras vantagens a qualquer negócio. Veja, abaixo, alguns dos benefícios que a sua empresa pode conseguir ao adotar a automatização da força de vendas.

Maior produtividade

Uma consequência clara e indiscutível. Com todas as melhorias que a tecnologia traz para os processos de vendas, naturalmente, a produtividade dos colaboradores e da empresa é muito maior.

Redução de custos de atividades manuais

Planilhas para anotações e papéis para descrição da quantidade de mercadorias não são mais necessários. Essas são algumas reduções possíveis em um cenário automatizado. Além disso, com as informações precisas, os vendedores serão mais efetivos na construção de roteiros, diminuindo os custos com gasolina ou passagens de ônibus.

Maiores chances de fidelização de clientes

Logicamente, quem mais ganha com essa inovação e conhecimento são os clientes. Com esses investimentos, eles podem receber um melhor atendimento e acompanhamento por parte dos vendedores, além de serem nutridos com informações mais transparentes e realistas. Gradativamente, esse atendimento impulsionará o aumento da taxa de fidelização.

Enfim, a automação da força de vendas é uma das maneiras mais inteligentes de otimizar o trabalho das equipes da sua empresa. Por isso, não perca tempo e implemente agora mesmo um software que mais se adeque as necessidades do seu negócio.

Quer saber como ter o melhor sistema de gestão para a sua equipe de vendas? Entre em contato com a nossa empresa.

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.