Entenda o que é ROI e como seu cálculo é feito

Um dos desafios para uma empresa é descobrir se ela está ganhando ou perdendo dinheiro em cada investimento que faz. Para isso, pode-se usar o Return On Investiment (ROI) ou, traduzido para o português, Retorno Sobre Investimento.

Mas, afinal, o que é ROI e como ele pode ajuda a sua empresa? Acompanhando nosso artigo de hoje, você entenderá o significado dessa sigla, além de descobrir as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar à sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é ROI?

O ROI é um indicador de resultados usado por empresários para determinar qual é o retorno real que eles obtêm por meio dos investimentos que promovem em seus negócios. Com isso, conseguem avaliar as estratégias adotadas, perceber gargalos e redirecionar seus esforços para outras ações que possam gerar melhores resultados.

O ROI pode ser usado para calcular qualquer investimento que visa gerar lucro futuro para a empresa, como treinamentos de vendas, contratação de softwares de gestão, campanhas de comunicação e marketing e programas para retenção e fidelização de clientes. Ou seja, compreender melhor os caminhos que está seguindo.

Quais as vantagens do ROI?

Diminuir custos

Empresários e gestores batalham diariamente para enxugar os custos de seus negócios. O ROI pode ser um grande aliado nesse trabalho, pois consegue indicar quais os investimentos dão lucro e podem ser mantidos, bem como aqueles que não geram resultados e devem ser descartados, o que permite eliminar despesas desnecessárias.

Criar estratégias

Ao calcular o ROI, os gestores conseguem identificar com mais precisão o alcance e o potencial das estratégias escolhidas e, dessa forma, ter maior controle sobre o retorno do seu trabalho. Se eles se mostrarem positivos, é sinal de que é válido continuar, porém, se o contrário acontecer, é hora de buscar novas abordagens.

Motivar a equipe

Com o ROI, é possível determinar objetivos e metas alcançáveis e mensuráveis. Com isso, é possível adotar uma política de recompensa sempre que a sua equipe de colaboradores atingir bons resultados e contribuir para o lucro da empresa. O resultado será de profissionais mais motivados.

Potencializar o lucro

Quando uma empresa consegue determinar os melhores investimentos, escolher as estratégias mais eficientes, motivar o time de profissionais e enxugar os seus gastos, ela consegue otimizar os seus resultados e gerar ainda mais lucro.

Depois de descobrir a importância do ROI, é hora de aprender a calculá-lo. Explicamos tudo a seguir. Confira!

Como é feito o cálculo do ROI?

Para se calcular o ROI, é necessário utilizar a seguinte fórmula:

ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento.

Para aqueles que querem saber os valores em porcentagem, é preciso multiplicar o resultado obtido por 100. De maneira geral, se o resultado do ROI for superior a 0, é sinal de que você está ganhando dinheiro. Porém, se o resultado for menor que 0, então amargou algum prejuízo.

Lembrando que a análise desse indicador não deve ser baseada apenas no resultado final. É sempre interessante considerar algumas variáveis, como a taxa de retorno baseada no tempo de investimento.

Gostou deste artigo sobre o que é ROI e como calculá-lo? Então, siga os nossos perfis no Facebook e Twitter e receba outros conteúdos relevantes como esse!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.