Um dos desafios para uma empresa é descobrir se ela está ganhando ou perdendo dinheiro em cada investimento que faz. Para isso, pode-se usar o Return On Investiment (ROI) ou, traduzido para o português, Retorno Sobre Investimento.
Mas, afinal, o que é ROI e como ele pode ajuda a sua empresa? Acompanhando nosso artigo de hoje, você entenderá o significado dessa sigla, além de descobrir as vantagens que essa ferramenta pode proporcionar à sua empresa. Continue a leitura e confira!
O que é ROI?
O ROI é um indicador de resultados usado por empresários para determinar qual é o retorno real que eles obtêm por meio dos investimentos que promovem em seus negócios. Com isso, conseguem avaliar as estratégias adotadas, perceber gargalos e redirecionar seus esforços para outras ações que possam gerar melhores resultados.
O ROI pode ser usado para calcular qualquer investimento que visa gerar lucro futuro para a empresa, como treinamentos de vendas, contratação de softwares de gestão, campanhas de comunicação e marketing e programas para retenção e fidelização de clientes. Ou seja, compreender melhor os caminhos que está seguindo.
Quais as vantagens do ROI?
Diminuir custos
Empresários e gestores batalham diariamente para enxugar os custos de seus negócios. O ROI pode ser um grande aliado nesse trabalho, pois consegue indicar quais os investimentos dão lucro e podem ser mantidos, bem como aqueles que não geram resultados e devem ser descartados, o que permite eliminar despesas desnecessárias.
Criar estratégias
Ao calcular o ROI, os gestores conseguem identificar com mais precisão o alcance e o potencial das estratégias escolhidas e, dessa forma, ter maior controle sobre o retorno do seu trabalho. Se eles se mostrarem positivos, é sinal de que é válido continuar, porém, se o contrário acontecer, é hora de buscar novas abordagens.
Motivar a equipe
Com o ROI, é possível determinar objetivos e metas alcançáveis e mensuráveis. Com isso, é possível adotar uma política de recompensa sempre que a sua equipe de colaboradores atingir bons resultados e contribuir para o lucro da empresa. O resultado será de profissionais mais motivados.
Potencializar o lucro
Quando uma empresa consegue determinar os melhores investimentos, escolher as estratégias mais eficientes, motivar o time de profissionais e enxugar os seus gastos, ela consegue otimizar os seus resultados e gerar ainda mais lucro.
Depois de descobrir a importância do ROI, é hora de aprender a calculá-lo. Explicamos tudo a seguir. Confira!
Como é feito o cálculo do ROI?
Para se calcular o ROI, é necessário utilizar a seguinte fórmula:
ROI = (ganho obtido – investimento inicial) / investimento.
Para aqueles que querem saber os valores em porcentagem, é preciso multiplicar o resultado obtido por 100. De maneira geral, se o resultado do ROI for superior a 0, é sinal de que você está ganhando dinheiro. Porém, se o resultado for menor que 0, então amargou algum prejuízo.
Lembrando que a análise desse indicador não deve ser baseada apenas no resultado final. É sempre interessante considerar algumas variáveis, como a taxa de retorno baseada no tempo de investimento.
Gostou deste artigo sobre o que é ROI e como calculá-lo? Então, siga os nossos perfis no Facebook e Twitter e receba outros conteúdos relevantes como esse!