Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Como tornar uma empresa familiar mais profissional?

Empresa Familiar
Tópicos da Página

Segundo uma pesquisa feita pela PWC no final de 2016; empresa familiar no Brasil representa 80% das 19 milhões de companhias existentes e contribuem com 50% do PIB nacional. Mesmo com esta representatividade grande no mercado econômico, apenas 12% dessas empresas consegue sobreviver após a terceira geração familiar assumir o comando. E os principais fatores que impedem esta continuidade são: o baixo investimento em inovação não só de produtos e serviços, como também do modelo de negócios e a falta de um planejamento sucessório consistente.

Este alto índice de falências, ocorre devido à alta informalidade na condução do negócio; como a ausência de cargos e departamentos estratégicos (como CEO e conselhos de administração) com profissionais independentes e qualificados, a falta de um programa de atração de novos talentos e devido aos grandes conflitos que ocorrem entre os herdeiros.

Esta mesma pesquisa da PWC apontou outro dado importante. Dos empresários entrevistados no Brasil, 79% esperam crescer nos próximos cinco anos.  Já as expectativas não acompanham este número quando se refere às empresas familiares. Nas empresas de propriedade familiar apenas 19% delas têm um planejamento sucessório estruturado e só 34% dos gestores pensam em estratégias digitais.

Mesmo não sendo aplicável para todos os tipos de empresas, principalmente as pequenas, a primeira recomendação para prolongar a longevidade das empresas é criar um conselho de administração independente para profissionalizar a gestão e aumentar a transparência de suas atividades.

Esse conselho inibe o conflito de interesses entre os familiares e os do negócio em si, o que aumenta a confiança dos investidores. Ele também é importante para preparar melhor a empresa para as crises econômicas, explica Alexandre Fialho, CEO da Filosofia Organizacional.

Outro desafio para os herdeiros é conseguir mediar à inovação com os valores tradicionais da empresa familiar. É comum que um proprietário que toca seu negócio há décadas acredite que a sua maneira de conduzir o trabalho seja a ideal. “Por isso, o conselho de administração deve ser o contraponto do status quo. Aquilo que funcionou durante 30 anos com o empreendedor inicial pode não funcionar mais daqui para frente. Uma das missões do conselho é promover a cultura de inovação”, diz Eduardo Saggioro, sócio da Visagio Consultoria.

Para ocorrer à passagem de um cargo para outro familiar, é importante que a empresa tenha um excelente planejamento sucessório e que os membros da família estejam prontos e qualificados para assumir cargos de direção.

Segundo o estudo da PWC, 96% dos millennials jovens que nasceram entre 1982 e 2004 – que estão na linha de sucessão de empresas familiares afirmaram que querem gerar algum impacto na empresa usando a inovação, objetivos que foram reforçados justamente com a recessão.

“Percebendo a crise e o crescimento do mundo digital, os jovens querem se capacitar para colaborar e deixar a sua marca na gestão da empresa”, afirma Mary Nicoliello, especialista em empresas familiares da PWC.

Portanto; para que uma empresa familiar tenha vida longa é preciso ter o consenso entre os familiares de que é preciso investir no planejamento sucessório, saber a importância de se atualizar conforme as tendências do nicho de mercado e os mais velhos darem oportunidades para que os membros mais jovens e recém-formados possam trazer novidades para a gestão e execução dos trabalhos. Trazendo para a empresa uma junção de novidades somada à experiência.

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais:

Tópicos da Página

Gostando do Artigo? Compartilhe

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ver.

Precisar VENDER MAIS e organizar seu negócio?

Conheça o Gestão Mais Simples

Sistema de gestão para lojas do Simples Nacional, com emissão  ILIMITADA  de notas fiscais: