Você sabe como controlar as contas a pagar e receber?

5/5

Como controlar as contas a pagar e receber? Em todo início de mês é a mesma situação: o vencimento das contas aproxima-se, e sempre vem aquele receio de que não entrará dinheiro em seu caixa. Para evitar essa preocupação, a cada quatro semanas, é preciso ter planejamento e contar com um sistema de controle das contas a pagar e receber.

Além de ter mais segurança com o seu negócio, um bom controle do fluxo de caixa permite entender como anda a saúde financeira da sua empresa e onde há gastos desnecessários, que podem ser cortados. Com isso, é possível planejar melhor os seus investimentos e proporcionar um maior desenvolvimento da companhia.

Neste artigo, preparamos algumas dicas sobre como controlar as contas a pagar e receber. Quer aprender como?

Contas pessoais X contas da empresa

A regra de ouro para qualquer empresa é separar as contas pessoais das corporativas. Esse é o primeiro passo para garantir a saúde financeira do seu negócio, porém muitos empresários acabam por não segui-lo e, assim, prejudicam o caixa e o desenvolvimento da empresa.

Tenha sempre em mente que os recursos da empresa devem ser usados sempre para custear e desenvolver o negócio. Ao pagar suas contas com o dinheiro da companhia, acaba faltando recursos para outras áreas. Os seus vencimentos devem ser previstos no pró-labore e nas retiradas baseadas em lucros.

Fluxo de caixa

Contas a pagar e receber estão ligadas ao dinheiro que sai e entra na sua empresa. Portanto, para garantir um bom fluxo de caixa, é necessário fazer uma previsão das despesas e dos recebimentos para organizar todos os seus pagamentos e garantir a boa gestão financeira do negócio.

Para isso, organize em um documento a previsão das suas despesas fixas (contas de luz, água, telefone, aluguel, condomínio, internet, salários, encargos trabalhistas, pró-labores, marketing, etc.). Também, cadastre todos os recebimentos. Assim, você conseguirá organizar os pagamentos conforme vai entrando dinheiro.

Pagamentos atrasados

Contas em atraso podem desequilibrar todo o seu caixa. Afinal, além de ter que pagar uma despesa já prevista, ainda é necessário arcar com multas e juros — o que gera despesas extras e reduz o dinheiro que há em caixa, alterando o seu balanço financeiro.

Para não correr o risco de ter contas em atraso, utilize o seu controle de fluxo de caixa para orientar seus pagamentos. Registre as datas de vencimento e trabalhe para assegurar que tenha os recursos necessários para quitar dentro do prazo.

Software de gestão

Uma forma de facilitar todo o processo de controle de contas a pagar e receber é contar com um software de gestão de empresa. Com esses programas, é possível controlar a rotina empresarial, cadastrar contas e recebimentos e gerar um nível de informação necessária para administrar o seu negócio.

Por se tratar de um sistema online, é mais fácil cruzar informações e reduzir as chances de erros em suas operações. Ou seja, facilita, e muito, o seu trabalho gerencial.

O que você achou deste artigo sobre como controlar as contas a pagar e receber? Então, siga os nossos perfis no Facebook e no Twitter para ter acesso a outros conteúdos relevantes!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.