Vale a pena usar pagamento pix no seu negócio?

5/5
pix no meu negocio

Utilizar o Pix como meio de pagamento ou transação bancária é uma realidade para milhões de brasileiros. Conforme dados divulgados pelo Banco Central, o PIX já supera as transações por TED, DOC, boletos e cheques somadas. Como funciona todos os dias e sem taxas para pessoas físicas, a população aderiu em massa a utilização do Pix.

Agora, muitos estabelecimentos como supermercados, farmácias e outros tipos de comércio passaram a aceitar o Pix como forma de pagamento. Se você ainda não utiliza o método, esse post é para você. Contaremos agora se vale a pena usar o Pix como pagamento no seu negócio.

Funcionamento do Pix

O Pix é uma forma de pagamento segura, de fácil utilização e rápida. O dinheiro cai na hora, sem muitas complicações. É possível utilizar dois formatos de recebimento, através do QR-Code ou da própria chave Pix. Só para esclarecer, as chaves Pix são códigos de segurança utilizados para que o cliente encontre a sua conta com simplicidade. As chaves podem ser o CPF ou CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória.

Além de conseguir receber o valor com agilidade e sem influência dos bancos ou fintechs (que cobram taxas por outras transações como TED ou DOC), você consegue controlar todas as transações Pix em um só local sem a interferência de outras modalidades de pagamento.

Vendas pela internet

Se o seu comércio realiza vendas pela internet, o Pix pode ser uma boa solução. Como o pagamento é confirmado na hora, o cliente pode receber a entrega mais rápido e assim obter uma ótima experiência de relacionamento com a sua marca.

Sem limites de horário

Além das outras vantagens citadas, as transações por Pix podem ser feitas a qualquer hora, em qualquer dia da semana e o recebimento é imediato. Isso facilita bastante para comércios e supermercados que funcionam em horários diferentes do expediente bancário.

Sigilo de dados

Diferente de uma transferência bancária, com o Pix, o cliente não precisa passar todos os seus dados bancários, apenas a chave, assim como acontece com a pessoa jurídica. A forma de pagamento se torna menos burocrática e mais segura por manter o sigilo bancário tanto do cliente quanto da empresa.

Pandemia

Com a pandemia causada pela Covid-19 muitos clientes preferem não ter contato com máquinas de cartão e com dinheiro. Nesse sentido, o PIX também facilita para o cliente que só precisa utilizar o próprio celular para confirmar o pagamento.

Pontos de atenção: golpes e erros ao digitar a chave pix

Como quase todas as transações que envolvem valores, o PIX também é passível de fraude, por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados se optar por receber pagamentos por esse meio.

De acordo com o Banco Central, a ferramenta em si é segura e de difícil acesso para golpes, mas eles podem ocorrer entre usuários.

É importante manter uma atenção especial para golpes através do WhatsApp. Golpistas podem utilizar o nome do seu estabelecimento para tentar receber dinheiro indevido.

Além disso, é importante ter bastante atenção na hora das transações por Pix, principalmente aquelas realizadas por chaves. Erros na hora de digitar o código podem trazer dor de cabeça tanto para quem está pagando, como para quem está recebendo.

Você tem um negócio e quer saber mais sobre nossas soluções de sistemas de gestão? Clique aqui e entre em contato com a Sismais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.