Termos que envolvem o mundo dos cartões de crédito

5/5
termos de cartões de credito

O uso do cartão de crédito e débito entrou para a rotina de muitos brasileiros, sendo figuras certeiras oferecidas pelas empresas, para suas operações de venda. No entanto, alguns termos usados no mundo dos cartões ainda levantam dúvidas e desconhecimento.

Entre as faturas, os pagamentos e as taxas cobradas, separamos algumas das principais nomenclaturas e seus significados. Para ajudar na compreensão de como funciona a dinâmica entre os cartões, os clientes e os bancos.

O que são Adquirentes?

Entre os segundos em que se coloca o cartão na maquininha, digita-se a senha e a compra é autorizada há um processo de autorizações. As empresas que são responsáveis por essa intermediação são as chamadas de Adquirentes ou Credenciadoras.

Ou seja, elas são responsáveis por fazer com que o dinheiro de uma compra vá do cliente para o lojista. Tanto nas compras em lojas físicas como também em compras virtuais. No Brasil, entre as Adquirentes conhecidas estão a Cielo, GetNet e Stone.

E as Bandeiras?

Enquanto as Adquirentes fazem o intermédio, a palavra final autorizando ou não a compra, fica com a Bandeira de cada cartão. Elas nada mais são que as empresas responsáveis pelas transações de venda, validando o processo.

Funcionando como uma licença para o uso de determinado método de pagamento. Elas determinam a quantidade de parcelas ou se o uso de determinado cartão será nacional ou internacional. Entre as principais no Brasil, temos a Visa, MasterCard e Elo.

Já ouviu falar do Emissor?

Os cartões podem ser emitidos e administrados por empresas administradoras ou instituições financeiras, constando assim nos emissores do cartão. O Emissor pode trabalhar em parceria com as bandeiras, não sendo assim seus concorrentes.

Todo o trabalho da administração do cartão e sua relação com o cliente é feito pelo Emissor. São essas empresas que estabelecem os limites, emissões de faturas, programas de milhagens, assim como fazem as consultas e atendimentos.

Vamos falar sobre as Subadquirentes?

Comentamos sobre o trabalho das empresas Adquirentes, mas também devemos ressaltar a atuação das Subadquirentes. Fazendo a intermediação e liquidação dos pagamentos durante as operações comerciais.

Sendo que a segunda se comunica com as Adquirentes, ou seja, faz o intercâmbio entre as credenciadoras, os clientes e os lojistas. Sendo muito utilizada por lojas menores, principalmente as virtuais.

Conhece a Gateway de Pagamento?

Com a expansão das transações online surgiram novas soluções de segurança e comércio. A Gateway nada mais é que um programa, uma ferramenta que auxilia as lojas virtuais a processarem de forma segura os pagamentos.

Informações como número de cartão, nome do usuário e códigos, são coletadas e criptografadas, evitando fraudes online. É a primeira etapa durante o processo de venda, garantindo o envio seguro de dados para as empresas Adquirentes.

Concluindo

Conhecer os termos que envolvem o mundo dos cartões de crédito ajudam na sua utilização otimizada, tanto para comerciantes quanto para os próprios clientes. Auxiliando na compreensão do processo.

Desse modo, podemos compreender como as instituições respondem em cada etapa e também escolher o melhor uso da ferramenta para os negócios. Auxiliando na experiência do cliente e no volume de vendas, seja física ou online.

Para acompanhar mais sobre esse e outros assuntos, não deixe de acessar nosso site e seguir nosso conteúdo. E para conhecer os nossos serviços, entre em contato conosco.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.