Blog mantido com carinho pela equipe Gestão Mais Simples!

Como ter um bom controle de inadimplência na minha empresa

Como ter um bom controle de inadimplência na minha empresa 4
Tópicos da Página

Um dos maiores desafios que os empreendedores de todos ramos precisam enfrentar é a inadimplência, ou seja, a falta de pagamento na data determinada. Sendo assim, quando um cliente não realiza um pagamento, ele passa a ser considerado inadimplente. A meta então deve ser reduzir ao máximo o descumprimento dos prazos, especialmente para os negócios que trabalham com prestações.

Micro e pequenas empresas são as que mais sofrem com a falta de pagamento, já que não receber um pagamento no dia combinado pode comprometer o fluxo de caixa. O resultado é mais do que um inconveniente porque por vezes obriga o empreendedor a recorrer a empréstimos junto a instituições financeiras. Nessa situação, pode ser necessário uma recuperação do limite de crédito.

A primeira medida para se combater a inadimplência é promover, sempre que possível, a automatização dos processos. Reduz-se assim de modo significativo a chance de erros no balanço financeiro. Em seguida, monte um fluxograma para coordenar cada etapa do acerto de contas. Pronto! Você já pode começar uma organização efetiva para o seu negócio, com registros de contas a receber.

Faça uso de uma ferramenta de gestão como a régua de cobranças, estratégia que descreve o passo a passo das cobranças e varia de acordo com a firma. Nesse mesmo momento, é bom estipular períodos para entrarem contato com o devedor por diferentes meios. Por exemplo, mande uma notificação no dia do vencimento e depois de novo a partir do 5• dia atraso.

Para que as práticas sugeridas até aqui funcionem, escolha um profissional de confiança da sua equipe para efetuar um controle de inadimplência diariamente e indicar as contas a receber.

Sobretudo com clientes novos, não deixe de fazer uma verificação junto aos serviços de análise de crédito para saber se suas fichas estão limpas. Uma maneira simples de obter esses dados sobre possíveis parceiros comerciais é realizando a consulta de cheques. Assim você saberá caso a outra parte tenha passado cheques sem fundo, roubados, sustados ou extraviados. Outra opção é o extrato de consulta de crédito. Com tal recurso, o credor consegue ver se tiveram contestações prévias ou pendências. Também dá para averiguar se um dos possíveis parceiros faz parte de alguma outra sociedade. No entanto, cobra-se atualmente 30 reais para a gestão de crédito mais abrangente e popular. Em adição ao controle da carteira de clientes da companhia, o mecanismo faz uma previsão sobre a possibilidade dos compromissos serem honrados.

Rápidas pesquisas na internet no Google fornecem uma série de sinais sobre idoneidade do indivíduo ou da firma. Fique atento sobretudo a reclamações de clientes, bem como de colaboradores. Endereço e telefone desatualizados são outros pontos a serem observados. Se achar seguro, aguarde a recuperação do limite de crédito do negociante antes de assinar um contrato.

Mesmo com essas precauções, o controle de inadimplência precisar ser constante. Ter um retorno inicial não significa que o cliente não vá atrasar um pagamento mais adiante. Na dúvida, feche um acordo para que a entrega do produto ou conclusão do serviço se dê somente depois de ter recebido ao menos parte do valor. Para garantir a recuperação do limite de crédito, elabore uma política que beneficie os bons pagadores. Flexibilizar parcelas e descontos para aqueles que acertarem pagamento à vista são as práticas mais comuns. Não deixe de apontar essas vantagens na lista de contas a receber.

Esperamos que esse artigo ajude você com o controle de inadimplência e permita a recuperação do limite de
crédito.

Precisa Gerenciar Melhor a Sua Empresa?

Conheça o
Gestão Mais Simples

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Tópicos da Página

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.

Gostou do conteúdo? Curta, comente e compartilhe com alguém que precisa ver.

Compartilhar / Enviar:

"Conhecimento gera liberdade!"

Blog mantido com carinho pela equipe do
Gestão Mais Simples.

 

 

Acompanhe a gente nas redes sociais:

Comentários - Qual a sua opinião?

Precisa Gerenciar Melhora a Sua Empresa?

Conheça o Gestão Mais Simples!

Sistema de gestão gratuito com emissão ILIMITADA de notas fiscais.