Como fazer o controle de caixa diário?

5/5
Como fazer o controle de caixa diário

Você sabe o que é controle de caixa?
O controle de caixa é o registro de toda movimentação de entrada e saída dos recursos da sua empresa, todos os registros de compra e venda compõem seu controle de caixa.

Então que é controle diário de caixa? O que deve e o que não deve ser registrado.

Bom, como o próprio nome já diz o controle diário de caixa é o registro de todas essas entradas e saídas que ocorreram em um mesmo dia.

Uma venda recebida em dinheiro, por exemplo, deve ser registrada em seu controle de caixa como “vendas”. Já se precisou realizar algum pagamento e utilizou o dinheiro do caixa ele deve ser registrado no mesmo dia como “pagamento de fornecedor”.

Estes registros diários não ocorrem nos casos de vendas em que a forma de pagamento ocorreu por outros meios, como por exemplo, boleto ou cartão de crédito, pois a liquidez destes pagamentos não é imediata, então os registros desses lançamentos devem ocorrer somente no dia em que o dinheiro entrar na conta.

Quando fazer o controle diário de caixa?

O controle diário de caixa deve ser realizado independentemente se sua empresa possui um pequeno ou um grande volume de vendas. Se sua empresa possui um pequeno movimento, você deve criar o hábito de fazer o controle diário para quando ela tiver um volume maior e assim adquirir prática no controle.

Se sua empresa já possui um grande fluxo ela também deve fazer o controle diário de caixa para evitar perdas e sobras, a diferença é que grandes empresas contam com um sistema de gestão gerencial, que facilita muito os lançamentos diários para o controle de caixa e permite que a gerência possa focar mais nas vendas e no seu pessoal, como no caso de redes de supermercados em há uma quantidade grande de funcionários e um alto volume de dinheiro em circulação, o controle de caixa com sistema de gestão permite que o empreendedor tenha total controle de onde está o seu dinheiro e assim possa até pensar em ter uma “folguinha” terceirizando suas funções.

E como fazer o controle diário de caixa?

Para se fazer um controle diário de caixa o empreendedor pode utilizar termos já usuais ou os de sua preferência para fazer os registros e assim obter o saldo final que é o valor líquido obtido no final do dia.

Desta forma, é importante que você crie uma planilha onde tenha informações do “histórico” ou seja a descrição do que ocorreu durante o seu dia, “entrada” tudo que contabiliza como saldo positivo, e “saída” no caso de despesas. Estes valores de “entrada” e “saída” vão compor o seu “saldo” e no final do dia todo o saldo será somado e o resultado será o seu “saldo final”. Você pode usar também um sistema de gestão, pois nele você alimentará as entradas e saídas que teve no dia, e no final você terá um relatório tanto do dia, quanto da semana, mês e ano. Este modelo de controle pode ser adaptado para qualquer que seja o tipo do seu negócio.

No sistema Maxpró você irá lançar no caixa  todas as receitas como vendas, e despesas, como energia, salário de funcionários, luz, telefone, água, internet, impostos, etc., podem ser lançados e encaixados em uma determinada em um Plano de Contas, para que, no final do mês você emita um relatório e saiba quais foram suas despesas e receitas em detalhes ou agrupados ( DRE, DFC ).

O Maxpró controla um ou vários caixas simultaneamente. O mesmo acontece para o controle de contas correntes;

Consulte nosso site e saiba como o nosso sistema pode te ajudar no controle de caixa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no reddit
Compartilhar no pinterest
5 1 Voto
Avaliação do artigo
Inscrever-me
Notificar-me de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Leia também: