7 dicas essenciais para manter as finanças do supermercado em dia

5/5
Finanças supermercado

A gestão financeira é a melhor forma de garantir um desenvolvimento constante de seu negócio, possibilitando novos investimentos e um maior lucro em longo prazo.

Saber gerenciar seus gastos e lucros é o primeiro passo para garantir que seu supermercado não feche, pois se não tem dinheiro em caixa, não será possível pagar os funcionários, comprar mercadoria, investir em marketing, etc.

Seguem 7 dicas para manter as finanças do seu supermercado em dia:

1 – Crie um planejamento de finanças

Um planejamento financeiro consiste em elaborar um documento que descreva suas metas de faturamento, objetivos da empresa, teto de gastos, meta de lucratividade, análise periódica das despesas e receitas, histórico de gastos, distribuição de recursos e custos operacionais.

É um documento fundamental para organizar as finanças. Sendo assim, é importante estar sempre revisando e atualizando o planejamento de acordo com a situação no momento para maiores resultados.

2 – Controle do fluxo de caixa

Um dos maiores desafios para qualquer supermercado é o controle do fluxo de caixa. Muitos estabelecimentos ignoram a gestão do caixa, mas é importante ter um controle diário do fluxo de caixa para melhorar seus resultados.

3 – Monitore seus gastos

Verifique se o quanto você gastou com o seu orçamento. Ao gastar mais do que se ganha por muito tempo, ou você terá dívidas ou virá à falência, o que nenhum dono de negócio quer que aconteça.

Pegue as folhas de pagamento, contas fixas, e dividas com fornecedores para ver se tem gastado mais do que pode. Identifique e monitore todos os seus gastos e lucros para evitar gastar mais do que tem ganhado.

Isso nos leva ao próximo passo.

4 – Diminua seus gastos.

Tente reduzir os gastos da forma que puder, de modo que não prejudique seu negócio. Economize em energia, água, encontre fornecedores mais baratos, etc. Tome cuidado também para não prezar em excesso economia em função de qualidade.

5 – Não retire dinheiro do capital de giro.

A etapa do planejamento financeiro que vai lhe dizer qual é o capital de giro do seu supermercado. Ele inclui o dinheiro que você usa para pagar fornecedores e remunerar os funcionários.

Nunca use esse dinheiro para outras funções, pois ela garante que o seu mercado vai continuar funcionando, ou seja, é um valor essencial.

6 – Pague as dívidas até o vencimento

Além de produzir juros, não se sabe o dia de amanhã, você pode ter alguma despesa inesperada e ficar sem ter como pagar uma conta essencial. Juros são um gasto desnecessário, se já não é um hábito seu pagar as contas em dia, hoje é o segundo melhor dia para começar.

7 – Considere um sistema de gestão

Um sistema de gestão para supermercados é importante para você manter o registro de seus lucros, também informa se você tem ganhado o suficiente ou não, além de trazer oportunidades de redução de custos, controle de estoque, otimização de mão de obra, gestão de processos, fluxo de caixa e controle de faturamentos.

Basicamente, um sistema de gestão especializado em mercados e supermercados, irá fazer todas essas informações essenciais para você controlar as finanças do seu supermercado em um lugar só, facilitando bastante você ter esse controle.

Tem interesse em um sistema de gestão de supermercados?

Venha conhecer os recursos do nosso sistema! Entre em contato conosco para saber mais.

Referências:
http://www.blogdosupermercado.com.br

Gostou do conteúdo? Compartilhe com alguém que precisa ler:

5 1 Voto
Avaliação do artigo
Inscrever-me
Notificar-me de
guest
5 Comentários
Os mais antigos
Os mais novos Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Vinicius Nascimento
11 meses atrás

Adorei a postagem, parabéns!

Última edição 11 meses atrás por Glenda Lima
Glenda Lima
Admin
Respondeu para  Vinicius Nascimento
11 meses atrás

Obrigado Vinny!

Vinícius Nascimento
Vinícius Nascimento
Respondeu para  Glenda Lima
11 meses atrás

Por nada!

Patricia Silva
Patricia Silva
11 meses atrás

Ótimo assunto a ser abordado.

Glenda Lima
Admin
Respondeu para  Patricia Silva
11 meses atrás

Muito bom mesmo Patrícia, aqui no nosso blog você encontra muitos artigos sobre Financeiro, dê uma espiadinha. Muito obrigada, e ficamos felizes por ter gostado.

Leia também:

"Conhecimento gera liberdade!"

Este blog é criado e mantido com carinho pela equipe da Sismais.
Acompanhe as novidades do Blog nas redes sociais:

Mais Vistos

Posts Recentes

Diferença entre TEF e POS

Ao possuir um estabelecimento, é importante que os métodos de pagamento sejam variados e acessíveis aos clientes, não é mesmo? Por isso, um dos meios

Fidelizar cliente
Dicas essenciais para fidelizar clientes

Os clientes são, sem dúvidas, peças essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, são eles que ditam o faturamento de uma organização e, consequentemente,

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail!

Receba nossos e-mails sobre negócios, tributação, finanças, estoques e outros…

Prometemos não enviar SPAM.